Atualmente, importar da China é atividade corriqueira, onde importadores buscam por produtos acabados, semi acabados, peças, componentes e maquinário. Escolhem os meios de sua preferência para fazer suas operações de importação. As distâncias entre o Brasil e a China foram encurtadas com os serviços modernos de logística e empresas de serviços de comércio exterior tornando tudo mais fácil. Mesmo assim, ainda existem algumas barreiras e cuidados que devem ser tomados.
É uma operação mais complexa e exige uma empresa capacitada com conhecimento local dos meios de produção, profundo conhecimento de engenharia e processos. A escolha de um fabricante local, inspecionado e aprovado para o desenvolvimento de projetos é fundamental. Produzir na China é uma operação muito detalhada, planejada e o resultado é qualidade dentro dos padrões idealizados. Este sistema permite inclusive reduzir custos de manufatura no Brasil, aumentando a competitividade e lucro da sua empresa.
O apetite da China por commodities já é conhecido no mundo inteiro. Empresas brasileiras normalmente preferem encontrar um intermediador e negociar e vender sua produção.
O mercado interno chinês de produtos manufaturados vem crescendo muito nos últimos anos. O sistema de consumo B to C impulsionou e facilitou aos consumidores chineses a ter acesso também a produtos ocidentais. Vender na China é uma operação altamente lucrativa, porém complexa e, normalmente, precisa de um parceiro local com conhecimento e uma boa rede de contatos. É possível inclusive montar uma empresa local com licenças e documentação chinesa, mesmo tendo sua origem estrangeira.
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